Quando se fala em energia elétrica, todo cuidado é pouco. Com a correria do dia a dia, algumas precauções são deixadas de lado, como, por exemplo, o cuidado no manuseio do quadro de distribuição.
Antes de entrarmos nossos detalhes sobre o tema, vamos entender melhor o que é o quadro de distribuição e qual a sua função.
Os quadros de distribuição elétrica é onde são feitas as conexões dos condutores elétricos interligados aos dispositivos de proteção e manobra.
Entretanto, independentemente de suas particularidades, pode haver curto-circuito e outras consequências, caso o manejo seja realizado de maneira errônea.
O chuveiro elétrico é amplamente conhecido por parte da população e é o mais utilizado nas residências brasileiras pela sua facilidade de instalação.
É sobre isso que vamos falar nos próximos minutos.
Se você quer saber como mitigar riscos ao manusear o quadro de distribuição em casa, continue a leitura.
Uma das comodidades que o chuveiro eletrônico oferece o controle da temperatura de maneira “personalizada”, diferentemente do chuveiro elétrico.
1º Atente-se às identificações no quadro de distribuição
É fundamental, ao terminar qualquer manobra ou manejo simples das conexões presentes no quadro, que você (ou o profissional que esteja fazendo o trabalho) identifique todas elas através de etiquetas e adesivos.
2º Não faça nenhuma manutenção no quadro com a energia ligada
Nada deve ser feito no quadro de distribuição enquanto a energia estiver ligada (por mais simples que seja). Circuitos elétricos, ainda que muito bem planejados, são relativamente instáveis a todo o momento e exigem muita atenção.
3º Mantenha o quadro sempre fechado
Pode parecer uma obviedade, mas é um detalhe muito importante e determinante para que se evite acidentes.
Manter o quadro devidamente fechado pode evitar incidentes domésticos geralmente comuns por falta de cuidado.
Dicas extras para uma instalação segura:
Santa Bárbara d'Oeste
19 98260-4444 (WhastApp)
Aos sábados das 07h30 às 12h